sexta-feira, 19 de junho de 2009

Três perguntas para Loacir Aosani, presidente do Clube de Orientação de Cachoeira do Sul


Redação do Jornal do Povo

Como estão os preparativos para a etapa do estadual de orientação em Cachoeira do Sul no próximo dia 21?

“Está praticamente tudo pronto. Será a quarta etapa do estadual, na área da Ulbra. São aguardados cerca de 300 competidores gaúchos, além de representantes do Uruguai e da Argentina. Mais informações sobre a etapa podem ser obtidas no blog do Clube de Orientação, no cocsnaweb.blogspot.com. O Clube de Orientação de Cachoeira do Sul proporcionará nessa etapa três categorias fora do ranking, adulta, acompanhada e juniores, com premiação até o quinto lugar”

Quem pode competir?

“A orientação é um esporte para todos. A faixa etária mais jovem oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Orientação é a de 10 anos ou menos. A mais alta é a de 90 anos ou mais. Principiantes às vezes realizam um percurso em pares ou grupos, o que é uma ótima ideia. Muitos eventos oferecem um percurso com fitas, para que até crianças muito jovens possam seguir um percurso marcado”

Que esporte é esse?

“Numa prova de orientação todos têm um horário de largada diferente e, portanto, ao contrário de uma corrida normal, não vence quem passar a faixa de chegada em primeiro. O vencedor será o que tiver concluído seu percurso em menor tempo, tendo passado por todos os pontos de controle no terreno. A comprovação de seu percurso se dá com o uso de um cartão de memória, semelhante a um pendrive, preso no dedo do atleta”


Matéria publicada no Jornal do Povo edição Final de Semana 13/14 de junho de 2009 na Coluna 5 minutos. Disponível em: http://www.jornaldopovo.com.br/2007/noticia_detalhe.php?intIdConteudo=113776&intIdEdicao=1944 Acesso em: 19 jun 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...