domingo, 10 de maio de 2009

Orientação

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Basicamente é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Orientação é um desporto distinto dos demais, pois o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, um componente mental e lúdico. É uma modalidade esportiva altamente competitiva por exigir do competidor todas as qualidades físicas em meio natural, sendo, portanto, uma poderosa ferramenta de educação ambiental pelo fato de reintegrar o homem à natureza. Os percursos são de uma extrema variedade e as característica do terreno são diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc.

Orientação é o esporte de toda às idades, respeita a individualidade biológica, conhecimento e capacidade física. Orientação é o esporte que integra a família dos netos aos avós. Atualmente a grande família Orientistas é constituída pelas 10 federações estaduais, 86 clubes e 8.057 atletas no ranking nacional e mais de 12.000 praticantes no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...