terça-feira, 26 de maio de 2009

CBO organiza curso sobre gestão de entidades

A Confederação Brasileira de Orientação (CBO) realizará em junho um curso inédito no país. O curso Introdução à Gestão das Entidades do Esporte Orientação terá como objetivo atualizar os diregentes em relação aos procedimentos envolvidos com a gerência das entidades esportivas.

Nos dias 13 e 14 de junho de 2009, a Confederação Brasileira de Orientação (CBO) realizará, em Santa Maria, RS, o curso Introdução à Gestão das Entidades do Esporte Orientação. Trata-se de um curso especialmente preparado para presidentes, diretores financeiros e secretários de clubes e demais entidades de Orientação.

O curso, inédito no país, é uma iniciativa da CBO para manter ativas e sem pendências legais as entidades que dão sustentação ao esporte. De acordo com boletins que a CBO tem distribuído, serão abordados os seguintes assuntos:

  • constituição de uma associação em pessoa jurídica e sua manutenção de acordo com a Lei e as obrigações sociais (IRPJ, RAIS, DCTF, Alvará Municipal, etc.);
  • a necessidade de uma Gestão de Pessoal que atenda à procura, facilite o controle social e registro de toda a produção no esporte;
  • na parte de captação de recursos será apresentado passo-a-passo o projeto para a Lei de Incentivo do Esporte do Governo Federal, sendo distribuída uma mídia com as cartilhas que detalham todo o processo;
  • também na parte de captação de recursos, serão apontadas todas as fontes de fomento ao esporte nos estados e as particularidades dos projetos.

Considerando o crescimento do número de praticantes do esporte Orientação no Brasil, que este ano atingiu a marca de mais de 8.000 atletas filiados na CBO, e visando dar suporte para que este crescimento se mantenha e que seja construído sobre bases sólidas, a CBO acredita que é preciso profissionalizar a gestão não só de clubes, mas também das demais entidades que gerenciam o esporte. Para tanto, a CBO insituiu este curso de gestão através de sua Portaria Nº 3, de 15 de abril de 2009 (confira o conteúdo desta portaria na página da CBO: http://www.cbo.org.br, seção "Competições", subseção "Arquivos Gerais da CBO").

Clubes e federações capacitados poderão captar recursos e melhorar ainda mais o nível do esporte no país, mas isto somente acontecerá se tivermos uma gestão profissional e competente nos clubes e federações. Portanto, a iniciativa da CBO é de grande valor para o esporte Orientação no país.

O curso será realizado de 13 a 14 de junho de 2009, a partir das 8h, no auditório do Hospital da Guarnição de Santa Maria (HGuSM). As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail cbo_bra@uol.com.br ou pelo telefone/fax (55) 3212-3348. A CBO não cobrará taxa de inscrição.


TEODOROWITSCHS, Roland. CBO organiza curso sobre gestão de entidades. [S.l.]: Rumo Verde Clube de Orientação, 25 maio 2009. Também publicado em http://www.orientacao.net. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...