terça-feira, 22 de setembro de 2009

CLEBER BARATTO VIDAL - “Um atleta de princípios”

Santa Maria – RS, 19 de Setembro de 2009.

Participou do Campeonato Mundial Militar de Orientação, realizado no período de 16 a 19 de Setembro de 2009, na Estônia, o atleta Cleber Barato Vidal, do Natura Clube de Orientação.
Com muita alegria, fazemos o registro, para que a História não perca pelo caminho as ocasiões em que este atleta se fez um exemplo para todos nós.
Cleber Barato Vidal surgiu como atleta em 1998, em um projeto da FGO que objetivava a inserção do esporte orientação na escola, realizado na Escola Ataliba Brum, no interior de Cachoeira do Sul – RS. Este projeto foi liderado pelo então Capitão José Nilton Silva Vargas, que Servia no 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul.
Mais tarde, por erros na estratégia e/ou desmanche que sempre rondaram nosso esporte, foi instituída a lei da colorada*, e o Ataliba Brum foi excluído do cenário esportivo, ficando o atleta Cleber sem clube.
Posteriormente, junto com outros atletas na mesma situação, participou da fundação do Natura CO.
Mesmo morando em Cachoeira do Sul, Cleber sempre atendeu ao chamado para os treinamentos de imersão, realizados em pleno Carnaval, no início de cada temporada, demonstrando determinação na busca de seus objetivos.
No Sul-Americano de 2004, em Santana do Livramento, iniciou a sua escalada para chegar à elite, competindo na categoria H21B, demonstrando que compete por princípios e não por dinheiro, pois podia ter corrido na categoria H20E e concorrido a Bolsa-Atleta. Nesta competição, foi alvo de protestos feitos contra a apuração, pelo fato de ser um menino de 18 anos e ter
ficado na 2ª colocação na Categoria H21B.
No Sul-Americano de 2005, quando o Natura CO teve que organizar esta competição, mesmo não tendo condições, para que os atletas do Brasil tivessem acesso a Bolsa-Atleta Internacional, o atleta Cleber Barato Vidal, mais uma vez demonstrou ter um elevado senso do dever e espírito de equipe, abdicando de correr na categoria H20E, onde disputaria o Bolsa-Atleta e atendendo ao chamado do clube para montar e desmontar a competição e, ainda ficando sob Sol de aproximadamente 40C°, alcançando água para os atletas de elite, na troca de mapas.
Nos 5 Dias de Orientação do Brasil de 2006, o atleta Barato cortou o calcanhar no primeiro percurso e, não podendo calçar tênis, correu os outros quatro percursos com sandália havaiana e obteve a 16ª colocação na categoria H21E, de chinelo como ficou conhecido, mesmo podendo ter corrido na categoria H20E, demonstrando obstinação aos seus princípios.
Na III Etapa do CamBOr 2007, em Campos do Jordão – SP, foi o primeiro a partir, primeiro a fazer um percurso com “pernada borboleta” e também o primeiro a chegar, mas é nessas horas que os que tem valores e princípios se destacam: mesmo não sabendo cozinhar, fez junto com o Darci, que chegou depois, o arroz de carreteiro para a equipe. Colocou o saco inteiro de arroz na panela e assim que ia cozinhando a panela ia transbordado e o arroz ia sendo retirado de pá, mas isso não importa. O que importa é o espírito de corpo, sentimento de equipe, pensamento coletivo, como que pensasse “o que vão dizer de mim se fui o primeiro a chegar e não fiz nada”.
Em 2008 em uma competição foi prejudicado para chegar ao local da competição, mas não desistiu e mesmo atrasado competiu, não teve sua justificativa aceita e conformou-se por ter apenas podido competir, com certeza a recompensa viria depois.
Na Copa das Federações de 2009, em Guaraniaçu – PR, veio a consagração, ao obter a 1ª Colocação na Categoria H21E, numa prova constituída de percursos Sprint, Médio e Longo. Foi neste evento que vi ser apontado como modelo a ser seguido pelos que estão iniciando na modalidade ao ver um professor falar para seus alunos a seguintes frase: “Se o Barato conseguiu vocês também podem conseguir”.
O atleta Cleber, como militar, servindo no 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul, sagrou-se campeão de sua Brigada, Divisão de Exército e conquistou uma vaga na seletiva para o Campeonato Mundial Militar de Orientação de 2009.
O atleta Cleber Barato Vidal é um atleta que treina para buscar algo a mais que uma medalha, pois nunca foi visto de cara torta com os atletas que ficaram mais bem classificados que ele nas competições, demonstrando ser de alto espírito esportivo e movido por princípio e valores que estão acima dos prêmios.
Caro amigo Cleber! O Natura CO esperava, mais do que você, por esse momento, pois lutamos por esse ideal que um dia perdeu em uma Assembléia Geral de 13X1 e, por isso a sua vitória é a nossa vitória também.
Terminamos esta simples crônica de suas conquistas que ficam para todos nós como um bom exemplo. Vale a pena lutar! E, independente do resultado, o êxito na vida não se constrói pela vitória, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.

Ass: Equipe do Natura CO
* Colorada era chamada a degola nos tempos das
revoluções no Rio Grande do Sul.

2 comentários:

  1. Parabéns, Cleber!
    Levou 13 anos - desde 1996 - mas conseguimos chegar na Europa, no berço da Orientação.
    Lembro das dificuldades do COCS, das reuniões q poucos iam e as muitas pessoas que se sacrificaram para fazer o esporte acontecer na cidade. Também dou parabéns a estes e aos patrocinadores que contribuíram para que você chegasse lá.

    Mais um pouco de história:

    1997
    1. I Gincana Escolar de Orientação - 120 participantes (alunos das escolas públicas e rede particular de ensino do município de Cachoeira do Sul);
    2. Parktour - Troféu COCS - 150 participantes;
    3. I Trekking Tour - JP/SESC - 200 participantes;

    1998
    1. 1ª Etapa do VI Campeonato Gaúcho de Orientação - Troféu X Fenarroz - 343 participantes
    2. Prova de Orientação Militar - 6ª Brigada de Infantaria Blindada - 80 participantes;
    3. Prova de Orientação Militar - 3º BECmb - 50 participantes;
    4. I Curso de iniciação ao desporto de Orientação, ministrada durante o I Seminário Municipal de Orientação - 80 participantes;

    1999
    1. 1ª Etapa do VII Campeonato Gaúcho de Orientação - Troféu X Fenarroz - 354 participantes;
    2. Prova de Orientação Militar - 6ª Brigada de Infantaria Blindada - 80 participantes;
    3. Prova de Orientação Militar - 2ª Brigada de Cavalaria Motorizada - 80 participantes;
    4. Curso de Cartógrafo Nível I, ministrado pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Orientação (CBO) - 16 participantes;
    5. Clínica de Orientação ministrada para professores e alunos da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul - RS - 200 participantes;
    6. II Curso de iniciação ao desporto de Orientação, ministrado pelo presidente da CBO;

    2000
    1. 1ª Etapa do VIII Campeonato Gaúcho de Orientação - 480 participantes;
    2. 1º Encontro dos praticantes de orientação de Cachoeira do Sul - 53 participantes;
    3. Treinamento para equipe de OM de Santa Cruz - 20 participantes;
    4. Prova de Orientação Militar – Olimpíadas internas de OM de Santa Cruz - RS - 25 participantes;
    5. 1º Campeonato Municipal de Orientação
    1ª Etapa - 88 participantes
    2ª Etapa - 128 participantes

    ResponderExcluir
  2. Cleber
    Parabéns por todas as tuas conquistas, você merece.
    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário...