segunda-feira, 7 de junho de 2010

ZERO HORA

04 de junho de 2010 - N° 16356

NA TRILHA
Bússolas e mapas no currículo Esporte de orientação ganha espaço nas escolas e faz sucesso com estudantes na cidade de Ijuí. Duas vezes por ano, alunos do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imead), de Ijuí,trocam as bolas e as quadras de esportes por mapas. Na cidade, torneios de futebol e vôleideram lugar ao esporte de orientação, uma atividade pouco conhecida, mas que vem ganhando espaço nas aulas de educação física.

Na modalidade, os alunos precisam percorrer um terreno, no menor tempo possível, passando por postos de controle preestabelecidos. O competidor deve seguir a melhor rota contra o relógio, fazendo a leitura de mapas com o uso da bússola. Tomada de decisão, corrida e controle da distância percorrida são características básicas do esporte.

Praticado no Imeab há 10 anos, a aula de orientação deu resultados. É o que garantem educadores como Elisiane Froner Haas, 33 anos, porque a atividade atrai estudantes e integra diferentes áreas, como matemática e geografia.

Atividade estimula o raciocínio e a cooperação entre os alunos

Rodolfo Kolling da Silva, 16 anos, diz que a modalidade é bem-vinda pois nem todos gostam dos esportes tradicionais, como futebol e basquete:

– Estou gostando muito. É uma atividade ao ar livre, com a natureza.

Para o colega Éderson Eliezer Branco Lutzer, 17 anos, o esporte auxilia em outras disciplinas como geografia. Professor de Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijui), Mauro Bertollo afirma que a modalidade tem ainda benefícios como a menor exigência em relação a equipamentos, o que facilita a adoção em colégios públicos.

– Os mapas podem ser confeccionados de forma adaptada pelos próprios professores e o custo das bússolas é de, em média, R$ 12 – explica Bertollo, ressaltando que a atividade trabalha a autonomia, a sociabilidade, a cooperação e o raciocínio lógico.

leila.endruweit@zerohora.com.br
LEILA ENDRUWEIT
Como funciona
QUEM PARTICIPA
- O esporte pode ser praticado de forma individual, em duplas ou grupos, normalmente em
contato com a natureza, mas pode ser adaptado para outros locais.
INSTRUMENTOS
- A atividade é praticada com o auxílio de um mapa e uma bússola. Os participantes
percorrem um espaço, no menor tempo possível, passando por postos preestabelecidos.
O ESPORTE
- O Estado foi o berço nacional do esporte. A Federação Gaúcha de Orientação, com sede em
Santa Maria, foi criada em Caxias do Sul, em 1996.
- A Confederação Brasileira de Orientação é a instituição que regulamenta o esporte no país.
Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na orientação, organizou as primeiras
competições militares.


Disponível em: Acesso em: 07 Abr 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...